Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Os dias mais longos chegaram e tu já só pensas nos almoços e churrascos ao ar livre, com a família e amigos, que terás pela frente? É normal e não poderíamos simpatizar mais com este cenário.


Sabemos que a inauguração do verão exige pompa e circunstância. Por isso, a preocupação com a preparação dos jardins e das varandas para o receber passa a ser uma constante. Afinal de contas, há peças-chave que não podem faltar e uma churrasqueira ou um barbecue a gás são exemplos perfeitos das mesmas. Se estás a pensar investir numa destas opções, deves ter em consideração alguns aspetos, como o espaço que tens disponível, mas não só. Para te ajudar a escolher com ponderação, estamos cá nós. Por isso, equacionamos, com profundidade, os pontos-fortes, e os menos práticos, de ambas as soluções.


Churrasqueira ou barbecue a gás?


Ao contrário do que muitos possam pensar, churrasqueira e barbecue não são o mesmo. Desde o modo de cozinhar ao tipo de estrutura, passando pela flexibilidade de utilização e fontes de ignição usadas, as diferenças são muitas. Por isso, é importante que as conheças bem, para saberes qual das opções vale o teu investimento.


A estrutura imóvel da churrasqueira


Regra geral, uma churrasqueira possui uma estrutura fixa, coberta e, na maioria das vezes, a construção é feita de tijolos ou pedra. Normalmente, este tipo de equipamento é comprado às peças, para que a montagem possa ser feita em casa. As churrasqueiras modulares permitem-te adicionar vários componentes até teres uma verdadeira cozinha de exterior, com bancada, grelha, prateleiras e gavetas. Tudo personalizado à medida das tuas necessidades.


Em termos de ignição, as mais comuns são as churrasqueiras a lenha ou carvão, onde os alimentos são grelhados sobre o fogo, de forma rápida e intensa. Resultado? Crosta saborosa e interior suculento. No entanto, como tudo, este tipo de infraestrutura, apesar de vantajosa, pode apresentar alguns desafios, principalmente devido ao seu tamanho.


Principais vantagens da churrasqueira


• São construções resistentes e duráveis, uma vez que são feitas de pedra ou tijolo;
• Suportam bem o rigor do inverno e as diferenças de temperatura, graças à estrutura coberta;
• Permitem uma ampla variedade de técnicas de confeção, desde grelhar, assar e até defumar. Os utilizadores têm uma maior flexibilidade para preparar diferentes tipos de alimentos, desde carnes, peixes, vegetais ou fruta;
• A lenha ou o carvão, os dois modos de ignição mais comuns das churrasqueiras, são fáceis de encontrar à venda e o custo de ambos é, regra geral, competitivo.


Principais desvantagens da churrasqueira


• O investimento inicial é elevado, uma vez que, além de necessitar de vários materiais e complementos, a instalação e a montagem da estrutura deve ser realizada por profissionais;
• ​​Estão dependentes da restrição de utilização em algumas áreas, especialmente em condomínios ou apartamentos, devido a regulamentos de segurança ou preocupações com incêndios;
• Precisam de manutenção regular, para funcionarem corretamente. Isto inclui a limpeza da grelha, a remoção de cinzas e a verificação de todos os seus componentes;
• Emitem bastante fumo, especialmente as churrasqueiras a carvão, o que pode ser incómodo para os vizinhos, ou para quem está na área de lazer;
• Necessitam de um espaço próprio e permanente. Dependendo do modelo escolhido, a área necessária para a instalação pode ser considerável.


A versatilidade do barbecue a gás


Ao contrário das churrasqueiras, um barbecue a gás é facilmente transportável. Este permite-te mover a estrutura para o local mais conveniente. Por ser pequeno e muitas vezes até ter rodas, pode ser deslocado, as vezes que quiseres, e arrumado, sem ocupar muito espaço. Resumidamente, consegue combinar mobilidade e comodidade.


Neste equipamento, os alimentos são cozinhados lentamente, a temperaturas mais baixas e com calor indireto. Por isso, estes ficam macios e com um ligeiro sabor a fumado.


Principais vantagens do barbecue a gás


• Oferecem mobilidade e facilidade de transporte. São perfeitos para varandas, mas também para acampamentos e piqueniques improvisados. Aliás, os modelos mais compactos podem ser transportados no carro, permitindo fazer um churrasco em praticamente qualquer local;
• São fáceis de arrumar, devido ao design compacto. Por ocuparem pouco espaço, são a escolha ideal para áreas limitadas. Alguns modelos até possuem partes desmontáveis ou dobráveis, o que facilita ainda mais o seu armazenamento;
• Por possuírem botões, facilitam a regulação da temperatura, de forma a evitar que os grelhados queimem;
• Facilitam a limpeza, já que muitos modelos são projetados com superfícies antiaderentes e bandejas removíveis. Isto reduz o tempo e o esforço necessários para manter o equipamento em boas condições após a utilização;
• Oferecem uma ignição rápida, permitindo que os alimentos possam ser cozinhados de imediato. Isto é conveniente para os utilizadores que têm pouco tempo e querem preparar refeições mais rápidas.


Principais desvantagens do barbecue a gás


• Regra geral, a infraestrutura pode degradar-se com o tempo, especialmente se estiver muito tempo exposta ao sol, à chuva ou à humidade;
• Exigem manutenção regular, para garantir o bom desempenho. Dependendo do modelo, é necessário efetuar uma vistoria frequente das conexões a gás, por exemplo.


Que tipos de barbecue e churrasqueiras existem?


Por vezes, a escolha do equipamento ideal é mais complicada do que fazer um churrasco. É verdade que é importante perceber o que implica um barbecue ou uma churrasqueira, mas, agora que já sabes isso, só tens de decidir qual a opção mais vantajosa para ti e, claro, o modelo.


Se optares por uma churrasqueira, a decisão é simples: só tens de decidir se queres um design convencional, ou se preferes uma estrutura modular, feita à medida. Caso prefiras apostar num barbecue, tens várias opções disponíveis. Vejamos as principais:


• Barbecue a gás: é o mais parecido com um fogão tradicional, mas que pode ser usado no exterior. Este modelo é rápido de ligar e fácil de usar. Além disso, permite controlar a intensidade do calor, que pode ser superior à dos restantes exemplares. Na loja online da PRIO, encontras múltiplas opções, com preços competitivos e para todos os gostos, desde os mais sofisticados, com vários queimadores, até aos mais compactos. Melhor ainda, só mesmo se aproveitares a nossa campanha de verão. Se estiveres interessado em comprar um dos nossos barbecues a gás, oferecemos-te uma carga de gás de 9 kg. E a entrega? Não te preocupes, é gratuita;
• Barbecue a carvão ou a lenha: é a escolha comum para a confeção de pratos mais tradicionais. Tal como os barbecues a gás, existem vários tamanhos disponíveis. No entanto, é importante destacar que, se optares por um destes modelos, deves ter atenção às partículas que a queima de carvão liberta. Estas são prejudiciais para a saúde respiratória. Certifica-te de que o usas numa área de exterior ampla;
• Barbecue elétrico: regra geral, é pequeno e de utilização descomplicada, podendo até ser colocado sobre uma mesa. Menos positivo é o facto de precisar de um cabo de alimentação à eletricidade, o que nem sempre é fácil de garantir no exterior.


Churrasqueira ou barbecue: tem atenção à lei


Antes de comprares uma churrasqueira ou um barbecue, em especial se viveres num apartamento, tem atenção a dois pontos importantes:


• Os vizinhos podem opor-se aos teus churrascos, caso se sintam incomodados com o cheiro, com o fumo ou com a fuligem libertados. De acordo com a lei, mesmo os moradores em prédios vizinhos podem apresentar queixa. Um barbecue pode ser a melhor solução para estas situações, uma vez que permite que movas a estrutura e te adaptes a diferentes contextos;
• Se quiseres construir uma churrasqueira, a legislação em vigor prevê que peças autorização à Assembleia de Condóminos do edifício onde habitas. Isto porque este tipo de infraestrutura pode implicar a mudança da linha arquitetónica, ou o arranjo estético, do empreendimento.


Agora que já te explicamos tudo sobre churrasqueiras ou barbecues, só podemos deixar a decisão final do teu lado. Em todo o caso, para evitares dissabores no futuro, sempre que realizares um churrasco, fá-lo num lugar seguro. Lembra-te que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas proíbe o uso de fogareiros e grelhadores, nos dias de perigo de incêndio “muito elevado” ou “máximo”, exceto se forem usados em locais controlados e devidamente identificados.


Por fim, mas não menos importante, não te esqueças de saborear a vida e aproveitar bem os tempos livres com a família e amigos.



Lê também:


      • Checklist para organizares o piquenique perfeito em família

      • 6 dicas para um ótimo churrasco

      Como saber se a botija tem gás: 4 truques