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Se tens um carro a diesel recente ou pensas comprar um fabricado após o ano de 2014, é importante teres noção de como funcionam os níveis de consumo de AdBlue. Este líquido, resultante de uma solução de ureia e de água desmineralizada, tem como principal objetivo diminuir as emissões de óxido de azoto (NOx) para a atmosfera.

Trata-se de um componente fundamental, porque afeta diretamente a eficiência das deslocações dos motores a diesel. Por isso, é essencial monitorizar regularmente o nível de AdBlue e reabastecê-lo conforme necessário, para garantir que as tuas deslocações cumprem os padrões ambientais exigidos.

Consumo de AdBlue: como atua este composto?

Nem todos os motores a diesel são abrangidos pela utilização obrigatória de AdBlue. Este deve ser utilizado nos veículos pesados adquiridos a partir de outubro de 2006 e em ligeiros de passageiros, com matrícula após 2014, que possuam um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR): o responsável pelo processamento de partículas poluentes, antes de as libertar para a atmosfera.

O líquido AdBlue é injetado diretamente no sistema de escape do teu automóvel. Como os motores a diesel não conseguem reduzir eficientemente os gases poluentes que emitem nas deslocações, precisam de recorrer a esta solução para cumprir as normas Euro implementadas, que limitam a libertação de NOx a 80 mg por km.

O uso de AdBlue em carros a gasóleo também ajuda a reduzir as emissões de dióxido nitrogénio em 95%, o que se traduz num impacte ambiental reduzido. Tudo isto contribui diretamente para reforçar as medidas ambientais do Protocolo de Quioto, que pretende mitigar as alterações climáticas, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Qual é o consumo médio de AdBlue num carro a diesel?

O consumo médio de AdBlue está dependente de vários fatores, incluindo o tipo de condução praticada e a temperatura ambiente, por exemplo. Em média, um carro a diesel consome entre 1,5 e 2,5 litros de AdBlue por cada 1.000 quilómetros percorridos. Vejamos alguns exemplos mais aprofundadamente, para teres uma noção mais precisa dos consumos mensais e do impacto que isto tem no teu orçamento.

Fatores que Influenciam o consumo de AdBlue

Tipo de condução:

• Condução urbana: em situações de trânsito intenso, o consumo de AdBlue tende a ser maior. Isto acontece, porque o motor trabalha mais em condições menos eficientes, aumentando a necessidade de reduzir as emissões de NOx. Nestes contextos, deves tentar adotar hábitos de eco-condução, evitando travagens bruscas ou acelerações desnecessárias, para ajudares o teu automóvel a fazer uma boa gestão dos consumos;
• Condução em autoestrada: durante viagens mais longas e contínuas, como acontece nas autoestradas, o consumo de AdBlue por quilómetro tende a ser reduzido. O motor opera de forma mais estável, a temperaturas regulares, ajudando a economizar o consumo deste composto.

Temperatura ambiente:

• Temperaturas frias: nos dias em que a temperatura ambiente está mais baixa, o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) pode demorar mais para atingir a temperatura ideal de funcionamento, fator que impacta o consumo de AdBlue;
• Temperaturas quentes: nos dias mais quentes, o sistema SCR atinge rapidamente a temperatura ideal, reduzindo potencialmente o consumo de AdBlue.

Temperatura automóvel:

• Motor frio: quando o motor do teu carro está frio, este pode não funcionar na sua máxima eficiência, exigindo mais AdBlue para controlar as emissões de NOx;
• Motor quente: um motor que já tenha atingido a temperatura ideal funciona de maneira mais otimizada e equilibrada, não necessitando de gastar tanto AdBlue.

Exemplos de consumo de AdBlue

Para compreenderes melhor como o consumo de AdBlue pode variar, é útil considerar diferentes cenários de condução. Presta atenção aos seguintes exemplos:

• Condução em contexto urbano: se percorres principalmente distâncias curtas e frequentemente em trânsito, podes esperar um consumo mais próximo do limite superior que partilhamos contigo (2,5 litros por 1.000 km);
• Condução contínua: se fizeres viagens mais longas e contínuas, o consumo tende a estar mais próximo do limite inferior (1,5 litros por 1.000 km).

O valor médio de mercado por litro de AdBlue é de aproximadamente 0,88€, em bombas de combustível. Se comprares uma embalagem, o preço por litro, por norma, será mais elevado. Portanto, tendo em consideração todas estas condicionantes que fomos partilhando contigo, os teus gastos mensais podem ser muito variáveis.

Para um percurso de 300 km por mês, o consumo médio de AdBlue varia entre os 0,45 e 0,75 litros, com um custo aproximado de 0,39€ a 0,66€. Para um percurso de 1.000 km por mês, o consumo médio situa-se entre os 1,5 e 2,5 litros, resultando num custo de 1,32€ a 2,20€.

No geral, o consumo de AdBlue é relativamente baixo quando comparado com outros custos de operação e manutenção do teu carro, mas é importante ir vigiando os níveis do mesmo. Assim, garantes que o sistema de redução de emissões funciona de maneira eficaz e não comprometes os consumos de combustível.

Como devo reabastecer o depósito de AdBlue?

O local do reservatório de AdBlue varia consoante o modelo do teu automóvel. Este pode estar localizado sob a tampa do depósito do combustível, na mala ou num compartimento junto ao motor. Para não perderes muito tempo, podes consultar o livro de manutenção do teu carro.

Após encontrares o depósito e quiseres abastecer em casa, deves ter consideração o seguinte:

• Desaperta a tampa e coloca um funil no topo do recipiente, para evitar salpicos enquanto abasteces;
• Verte o líquido AdBlue com cuidado, sem ultrapassar a capacidade máxima do depósito.

Caso pretendas fazer o abastecimento de forma mais rápida, podes recorrer a umas bombas de combustível. Como te explicamos, o preço de AdBlue por litro é mais baixo. Não te esqueças que os postos de abastecimento PRIO estão à tua disposição por todo o país. Utiliza o nosso localizador e descobre o ponto mais próximo de ti.

É importante realçar que este composto não é tóxico. Não precisas de utilizar óculos ou máscara, quando estiveres a abastecer. Aconselhamos-te apenas a usar luvas, ou então a lavar bem as mãos, quando acabares.

Uma nota importante: nunca deves colocar AdBlue no depósito de combustível, nem deves misturá-lo com aditivos ou diluí-lo com água. Se, por algum motivo, cometeres algum destes erros sem querer, não ligues o motor. Aconselhamos-te a procurar aconselhamento especializado, ou a contactar o concessionário da marca do teu automóvel.

Com que frequência devo abastecer o depósito de AdBlue?

Segundo a ACEA — European Automobile Manufacturers' Association, por norma, os automóveis de passageiros a diesel apenas precisam de ser reabastecidos a cada mudança de óleo. Ou seja, aproximadamente a cada 10.000 km.

O que acontece se não reabastecer o depósito?

Se o depósito de AdBlue ficar vazio, muito provavelmente o teu carro não arrancará. Quando os níveis mínimos são atingidos, acenderá uma luz de alerta no painel luminoso. Não deves ignorar este aviso. Alguns veículos podem entrar num modo de “limp home” (modo de segurança), quando os níveis de AdBlue estão críticos. Desta forma, a potência do motor é reduzida para limitar a quantidade de emissões de NOx, tornando a condução menos eficiente e muito mais lenta.

O abastecimento de AdBlue não só evitará problemas mecânicos dispendiosos, como também contribuirá para a redução das emissões de gases poluentes nocivos, ajudando a proteger o meio ambiente.


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