Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Já lá vão os tempos em que raramente se encontrava uma bicicleta ou trotinete elétrica na via pública. Hoje em dia, a utilização destes veículos não é exclusiva de crianças ou jovens. Muitas pessoas aderiram a este tipo de mobilidade suave pelas suas vantagens ambientais e económicas.

Uma vez que existem imensas opções no mercado, já te deves ter interrogado se será melhor comprar uma trotinete ou bicicleta elétrica. Qual é a melhor opção para ti? Nós ajudamos-te nesta escolha. Afinal de contas, a decisão final é influenciada por vários fatores, o principal dos quais perceber qual dos veículos é o mais adequado para as tuas necessidades diárias.

Bicicleta ou trotinete elétrica: quais as diferenças?

A bicicleta ou trotinete elétrica fazem parte do cenário das cidades e da mobilidade urbana, uma vez que são meios de transporte ecológicos e amigos do ambiente.

A bicicleta elétrica, munida de uma bateria e de um motor elétrico, ajuda-te a pedalar sem dificuldade. Já a trotinete elétrica, bastante utilizada nos contextos citadinos, é mais manobrável e mais simples de arrumar.

Apesar destes veículos apresentarem algumas diferenças nas suas características físicas, ambos representam aquilo que designamos por mobilidade suave. Resta perceber qual destas opções é a mais vantajosa para ti.

Tipos de bicicletas e trotinetes elétricas

Ao comprar uma bicicleta elétrica, tens vários tipos: BTT, “trekking”, cidade ou dobráveis. Se gostas de pedalar, usas transportes públicos ou sobes e desces escadas todos os dias, a bicicleta elétrica dobrável pode ser uma opção bastante interessante.

Ao comprar uma trotinete elétrica, a lógica é a mesma. A trotinete elétrica dobrável permite-te transportá-la facilmente, existindo diferentes modelos a ter em conta, mediante o uso que lhe dês diariamente.

Trotinete ou bicicleta elétrica: qual é a mais rápida?

No caso da bicicleta elétrica, o apoio do motor é limitado aos 25 quilómetros por hora. Quando esta velocidade é alcançada, o motor deixa de apoiar e o esforço, caso se queira ir mais rápido, é fruto das pedaladas.

Numa trotinete elétrica, uma velocidade máxima de 25 quilómetros por hora é a média, dependendo do modelo em questão. É preciso ter em consideração a potência do motor, principalmente em percursos íngremes.

As subidas tornam-se mais fáceis, se a trotinete for mais leve e as rodas maiores. É por isso que antes de avançares com a compra é aconselhável que saibas que tipo de percursos fazem parte da tua rotina diária.

A bateria da trotinete elétrica é melhor do que a da bicicleta?

A verdade é que quanto mais elevado for o valor de watts por hora (Wh) da bateria, maior é a sua capacidade de autonomia. Isto aplica-se tanto à bicicleta, como à trotinete elétrica.
Se a autonomia é o fator-chave para ti, considera que:

• Antes de comprar uma trotinete elétrica, deves analisar bem uma gama de produtos que vai desde modelos básicos, com autonomia de 15 quilómetros, até alguns com mais de 30 (equivale a mais de uma hora em viagem à velocidade máxima);
• Antes de comprar uma bicicleta elétrica, apesar da maioria das baterias ser de iões de lítio, existem modelos de polímeros de lítio, níquel e chumbo. Estas últimas são mais pesadas, mas mais baratas. As de iões de lítio são mais leves, não viciam e têm uma durabilidade maior.

Dependendo da relação qualidade-preço da que será a melhor bicicleta elétrica para ti, lembra-te que os carregamentos podem durar cerca de três a quatro horas, se a bateria for de iões de lítio.

Uma bicicleta elétrica cuja bateria seja de lítio pode suportar 1.000 recargas, enquanto as de chumbo andam em torno das 400 recargas.

O mesmo se aplica às trotinetes elétricas, que podem demorar entre três a oito horas a carregar.

Como é óbvio, isto depende do utilizador, do tipo de trajeto percorrido e até da constituição do próprio veículo, mas há sempre medidas que podes adotar para rentabilizar a autonomia da trotinete elétrica.

O peso das trotinetes e bicicletas elétricas

Em relação às bicicletas convencionais, as elétricas são mais pesadas. Isto deve-se à bateria e ao motor, assim como os materiais que a constituem. Tem em conta que:

• A escolha recai nas tuas preferências: reflete sobre se gostarias de ter uma bicicleta elétrica mais pesada, mas mais resistente, ou se preferirias uma mais leve e com uma resistência menor;
• O peso a mais da bicicleta elétrica é compensado pelo apoio dado pelo motor.

No que diz respeito às trotinetes elétricas, coloca alguns fatores em perspetiva:

• Habitação: morar no rés do chão ou no último andar faz diferença, principalmente se tiveres uma trotinete elétrica que pese 30 quilos e se o teu prédio não tiver elevador;
• Deslocações: se usares este veículo de forma esporádica, o peso não será um entrave para ti. Em contrapartida, se o teu objetivo é utilizar a trotinete elétrica e combiná-la com transportes públicos, é aconselhável apostar num modelo com um peso máximo de 15 quilos;
• Facilidade de transporte: mais uma vez, se és adepto da mobilidade como serviço no teu dia a dia, deves assegurar-te de que a trotinete elétrica que escolheste é dobrável e fácil de transportar.

Relação qualidade-preço: fatores a ter em conta

Como percebeste até agora, o preço não é o único fator a ter em conta ao comprar uma trotinete ou bicicleta elétrica. O uso que vais dar a estes veículos é muito importante e vai ajudar-te a decidir qual a melhor opção para ti.

Gostas de pedalar e aventurar-te em trilhos pedestres ou rurais? Mediante o preço da bicicleta elétrica, talvez este tipo de veículo seja uma melhor opção para ti. Tem em conta o prazo da garantia da mesma, uma vez que esta pode precisar de alguma manutenção para circular em segurança.

Queres um transporte fácil de usar para o dia a dia sem a exigência da atividade física? Neste caso, a trotinete elétrica pode ser algo a considerar. O preço depende do uso que lhe dês, uma vez que este varia mediante as características específicas do veículo.

Descobre a bicicleta ou trotinete elétrica Urbanglide

Dá uma vista de olhos às trotinetes e bicicletas elétricas que temos para ti. Os modelos Urbanglide, como a trotinete elétrica, estão disponíveis para todos os gostos.

Preferes um modelo básico, com uma velocidade máxima de 10 quilómetros por hora e autonomia para 40 minutos? Ou um mais complexo, com autonomia de 50 quilómetros e que se dobra em apenas três segundos?

Para lazer, investir numa trotinete elétrica pode passar por escolher um modelo mais básico. Para uma utilização diária e recorrente, investir num modelo superior poderá revelar-se mais vantajoso para a tua carteira e para o meio ambiente. Normalmente, neste tipo de gamas, os exemplares de trotinetes elétricas estão equipados com rodas antifuros para um maior conforto. Além de, claro, te ajudarem a ultrapassar qualquer obstáculo. Além disso, para os amantes de tecnologia, alguns modelos têm ecrã LCD, uma tecnologia útil para quem gosta de consultar a informação relativa à viagem, o nível de carga ou até os quilómetros percorridos.

O papel da segurança na mobilidade suave

Nos últimos anos, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os acidentes com trotinetes e bicicletas aumentaram significativamente. Os números são alarmantes e, por isso, é essencial seguir as regras de circulação na via pública.

É verdade que, tal como não é preciso ter carta de condução para conduzir uma bicicleta ou trotinete elétrica, não é obrigatório usar capacete. No entanto, lembra-te que a mobilidade suave está em ascensão em Portugal e que estarás em contacto direto com outros veículos na via pública. Os imprevistos acontecem e devemos proteger-nos. Sempre.

Mobilidade suave: como circular na via pública?

Independentemente de optares por uma trotinete ou bicicleta elétrica, deves ter em consideração alguns fatores ao circular na via pública:

• Pratica em locais seguros: se não tens experiência de condução neste tipo de veículos, podes praticar em sítios sossegados e sem trânsito rodoviário, antes de avançares para as ciclovias e estradas;
• Verifica o veículo: antes de iniciares uma viagem, verifica as luzes, os travões, o guiador e o restante equipamento;
• Circula à direita: quando não existe ciclovia, deves circular na estrada e sempre encostado à direita;
• Ceder passagem: como qualquer outro veículo, deves ceder passagem, especialmente nos cruzamentos;
• Está atento ao tráfego: para antecipar perigos, sinaliza sempre as tuas manobras e mudanças de direção com as mãos;
• Cuidado com as condições do piso: para a tua segurança, verifica se o piso é irregular ou escorregadio;
• Usa luzes e refletores ao anoitecer: o mesmo se aplica em condições de visibilidade fracas (isto é obrigatório e não opcional, mediante a lei);
• Não circules com mais de um ocupante: as trotinetes elétricas não foram feitas para suportar o peso de duas pessoas;
• Anda sempre com o teu documento de identificação: numa operação “STOP”, por exemplo, podes arriscar pagar uma coima, caso não tenhas este documento contigo.

Ao escolheres uma bicicleta ou trotinete elétrica ao teu gosto, não te esqueças que a loja online PRIO tem acessórios de segurança específicos para estes veículos. Mesmo que o uso de capacete não seja de caráter obrigatório, a via pública é imprevisível e a segurança não tem preço. A regra número um é protegeres-te, enquanto circulas em segurança nas estradas.


Lê também:

      Hoverboard Urbanglide: 7 dicas para diversão garantida
     • Travagem regenerativa: como podes tirar o melhor proveito dela?
     • Motos elétricas? Sabe que vantagens este segmento pode oferecer