Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Pensas que é impossível reunir na mesma frase as palavras “férias”, “poupar” e “sustentabilidade”? Não te preocupes, porque esse cenário, além de alcançável, ainda te pode permitir economizar duplamente: financeira e ambientalmente.

Para começar, se queres poupar dinheiro, adota esta máxima: prepara um orçamento. Saber quanto dinheiro tens disponível para as férias vai ajudar-te a manter as finanças em ordem. Depois, define um valor para viagens, visitas a pontos turísticos e outras atividades, alimentação e estadia. Sabendo à partida quanto podes gastar, torna-se mais fácil fazer escolhas e combinar as várias opções possíveis, sem arruinar a almofada monetária. Além disso, não te esqueças de deixar uma “folga” para as mais que prováveis derrapagens. Afinal, férias são férias e é importante deixar espaço para os imprevistos e surpresas de última hora.

Dito isto, preparamos oito dicas de poupança para ti. Queremos que garantas que tens umas ótimas férias, dentro dos teus limites financeiros, e, claro, amigas do ambiente.

1. Prefere as energias verdes

Se vais viajar de carro, já sabes que um elétrico é a melhor forma de economizar dinheiro ao volante, pela alta eficiência e reduzido impacto no planeta. Mas se nem tu, nem os teus companheiros de viagem, têm um automóvel elétrico, e o aluguer não está nos vossos planos, então opta por combustíveis eficientes e menos poluentes. Só assim conseguirás a desejada dupla poupança.

Experimenta, por exemplo, o ECO Diesel da PRIO. Este biocombustível, que incorpora 15% de energia renovável, é mais eficiente na combustão, o que te pode conduzir a uma poupança de 5% no consumo de combustível. Mas há mais: elimina as impurezas acumuladas e protege o motor, o que te permite poupar também nas manutenções e revisões periódicas. E não te esqueças de que também poupa o ambiente, uma vez que emite menos 18% de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), no seu ciclo de vida.

2. Aproveita as bicicletas e trotinetes elétricas

Usa e abusa das bicicletas e trotinetes elétricas, tanto para distâncias curtas, como para percursos mais longos. Esta é uma maneira tão divertida como económica para explorar um sítio com a família, amigos ou mesmo sozinho. Além disso, muitas cidades têm ciclovias, o que torna esta opção mais segura e conveniente.

Já pensaste que o investimento numa bicicleta ou numa trotinete elétrica pode não só ser útil para as férias, mas também para as pequenas deslocações do resto do ano? Depressa vais perceber que esta é uma das melhores formas de economizar dinheiro.

A PRIO tem várias opções para a ecomobilidade, que defendem a mobilidade suave. Visita a nossa loja online e faz as tuas escolhas. A compra é simples e rápida. Mas há uma coisa fundamental: não te esqueças de que quem conduz este tipo de velocípedes também está sujeito ao Código da Estrada. Deves cumprir todas as regras de circulação e segurança.

3. Planeia todo o itinerário antes de partires

Estuda os percursos, avalia os preços das portagens nas autoestradas, vê quais são as horas menos movimentadas e agrupa as atividades que queres fazer, em função da distância entre as mesmas.

Inteira-te ainda sobre os preços dos estacionamentos e faz as contas. Se for necessário, considera deixar o carro fora da cidade e faz as deslocações mais curtas em transportes públicos, ou aproveita para alugar uma bicicleta ou trotinete elétrica. 

E não te esqueças de prever os locais onde podes abastecer, ou carregar, o teu carro. Se viajares por Portugal, podes consultar o mapa de postos de abastecimentos PRIO.

4. Cumpre as regras da eco-condução

Tens pressa de chegar ao destino de férias, para poder parar? Toma atenção aos gastos de combustível. Lembra-te dos conselhos da condução sustentável e segue-os à risca. Esta é uma dica preciosa para economizar no dia a dia e nas férias.

• Mantém a velocidade constante, dentro dos limites permitidos, e evita acelerações ou travagens bruscas. Desta forma, a tua condução vai ser muito mais eficiente. O limitador de velocidade ou o “cruise control” podem ajudar-te a poupar;
• Em paragens longas (mais de um minuto) desliga o motor;
• Garante que o teu carro está sempre na sua melhor forma possível, faz as manutenções periódicas e verifica a pressão dos pneus. Quanto melhor estiver a “máquina”, mais eficiente é;
• Reduz o peso e a resistência ao vento, porque estes dois fatores impactam negativamente o consumo. Portanto, não transportes bagagens de que não precisas e retira barras de tejadilho, ou outros acessórios, se não precisares deles.

Se quiseres saber mais sobre este assunto, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes dá-te uma ajuda, através de dicas preciosas sobre como organizar e poupar, numa viagem.

5. Planeia as refeições em casa

Segue a regra do planeamento antecipado também para as refeições. Já sabes que o planeamento é uma das formas de economizar dinheiro. Olha para o teu orçamento e não desanimes se tiveres de fazer muitas refeições em casa. A receita para uma refeição alegre e memorável é sentar a família e os amigos à volta da mesa, ou fazer piqueniques ao ar livre.

Caso estejas de férias e não queiras passar o tempo no supermercado, faz uma lista do que precisas e compra tudo de uma só vez. Tenta descobrir quais são os pontos de venda com preços mais competitivos e mantém-te atento às promoções. Aposta nos mercados ou lojas de produtores locais. Regra geral, são mais baratos e, assim, estarás a apoiar a economia local. E não precisas de comprar tudo já pronto a consumir; preparar um petisco ao lado de amigos é bem mais divertido e eficaz para poupar dinheiro nas férias.

6. Investe num barbecue

Se a ideia é tempo de qualidade à mesa, o barbecue é o teu melhor aliado. Assim, evitas gastar todos os dias dinheiro em restaurantes, com a certeza de que podes ter um menu tão variado quanto saboroso. Além de que, no final, todos agradecem ao chef.

Melhor ainda é um barbecue portátil, que podes levar para qualquer lado, não ocupa muito espaço e, no regresso de férias, consegues arrumar em qualquer sítio em tua casa (além de que podes continuar a usufruir dele o resto do ano, claro).

Vais de férias? Leva o barbecue, que te será muito útil se fores acampar ou se fizeres uma “road trip”, ou que podes simplesmente instalar na casa onde vais passar as férias.

Queres fazer um piquenique? Também podes levar o barbecue (só tens de ter maior cuidado durante os meses de verão devido aos incêndios). Gostas de pescar? Que tal levar o barbecue para grelhar o peixe logo de seguida?

Como vês, o barbecue portátil é tão conveniente quanto fácil de transportar e é uma ótima solução para qualquer situação em que queres uma refeição grelhada ao ar livre.

Conheces a loja online da PRIO? Lá encontras uma oferta diversificada de barbecues a gás e certamente vais encontrar um à medida das tuas necessidades, além de que também podes escolher entre um vasto conjunto de acessórios. E a melhor parte? Podes aproveitar os portes grátis ou fracionar a compra até quatro pagamentos.

7. Rende-te ao ecoturismo

Quando a sustentabilidade está no teu horizonte, o ecoturismo é o teu destino. Regra geral, além de toda a componente ecológica do espaço e do contacto com a natureza, poderás aprender mais sobre a importância da biodiversidade e conservação ambiental, participar em iniciativas que promovem a proteção dos ecossistemas, ou em ações com impacto positivo na comunidade local. Além de serem todas ao ar livre, estas atividades podem passar por caminhadas, observação de aves, mergulho, canoagem, passeios de bicicleta ou a cavalo. Ou seja, tudo o que promove o exercício físico e um estilo de vida saudável, que reduz o stress e melhora o bem-estar geral.

8. Nunca é cedo para planear as próximas férias

Acabaste de voltar de férias e já estás a pensar nas próximas? Fazes bem! Mantém-te atento às promoções das companhias aéreas e das agências de viagens e o mais certo é encontrares um destino interessante, a um preço muito competitivo.

Tenta ser flexível nas datas e tem a mala de viagem sempre pronta. Às vezes, as promoções “last minute” têm propostas imbatíveis, para quem tem mais liberdade para ir de férias a qualquer momento. Se possível, faz os planos em conjunto com amigos ou familiares, para que possam partilhar despesas como combustível, aluguer de carros ou casas, etc.

Estas são algumas das estratégias a adotar por quem quer poupar nas férias, sem prescindir do conforto e da diversão. Nem do merecido descanso.


Lê também:

     • Como poupar combustível e reduzir os gastos no orçamento do mês
     • Ecodesign e etiqueta energética: os aliados do consumo consciente
      Como podem os carros ecológicos otimizar os teus consumos?