Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Dependendo do ciclo de condução, cerca de 21% a 41% da energia do combustível que colocamos num híbrido é usada para mover o automóvel na estrada.

Poupar combustível com um híbrido é mais eficiente do que com os veículos a combustão, especialmente na condução de para-arranca, devido à utilização da travagem regenerativa, à assistência do motor elétrico e às tecnologias “stop-start”. No entanto, há alguns cuidados a ter para que o consumo de combustível fique dentro de valores que façam valer a pena a aposta numa viatura deste género.

Carros híbridos: como funcionam?

Antes de passarmos às dicas para poupar combustível, é importante que percebas o funcionamento dos carros híbridos. Regra geral, são carros com uma maior potência e uma melhor economia de combustível, quando comparados com as viaturas a combustão.

A maioria dos híbridos utiliza diversas tecnologias avançadas, tais como:

• Travagem regenerativa: esta é uma das vantagens da eletromobilidade, uma vez que este sistema recupera a energia perdida durante a desaceleração ou travagem;
• Assistência do motor elétrico: fornece energia para auxiliar o motor em subidas, aceleração ou ultrapassagens e, em alguns híbridos, apenas o motor elétrico impulsiona o veículo a baixas velocidades (situação em que os motores a gasolina são menos eficientes);
• Tecnologia “stop-start” automática: além da ecomobilidade contribuir para a redução da pegada de carbono, o motor de um veículo híbrido é desligado automaticamente quando este para, sendo reiniciado quando a embraiagem (ou o acelerador, nos carros com velocidades automáticas) é pressionado. Isso reduz o desperdício de energia em marcha lenta.

Dicas para poupar combustível e energia

Além da travagem regenerativa, há outras formas de praticares uma condução mais económica que permite poupar combustível com um híbrido.

Pratica uma condução eficiente

• Aceleração suave: evita iniciar a marcha bruscamente e experimenta acelerar de forma gradual;
• Velocidade constante: mantém uma velocidade equilibrada sempre que possível, evitando acelerações e desacelerações frequentes;
• Antecipa o trânsito: observa o trânsito atentamente para que possas evitar travagens e acelerações inesperadas;
• Utiliza corretamente o ar-condicionado (AC): uma das formas de gastar menos combustível a conduzir diz respeito ao AC. Se este equipamento estiver ligado enquanto tens os vidros abertos, é natural que o consumo de energia aumente.

Fica atento às manutenções

A manutenção influencia a autonomia e sustentabilidade do teu veículo híbrido. Por isso, não te esqueças de ter:

• Tudo em dia: segue as recomendações do fabricante para realizar as revisões e trocas de óleo dentro das datas estipuladas (isto também é importante, quando o teu carro for avaliado na inspeção);
• Pneus calibrados: mantém os pneus calibrados na pressão recomendada pelo fabricante do teu automóvel (pneus com pressão inadequada aumentam o consumo dos carros híbridos);
• Menos peso na bagageira: poupar combustível passa também por coisas simples, como evitar ou retirar objetos desnecessários do carro.

Poupa ao carregar


Apostar na mobilidade eletrificada e alternativa já é um grande passo para a poupança de combustível e energia. Se tiveres um híbrido plug-in (o motor elétrico pode ser carregado numa fonte externa), podes optar por carregá-lo num posto de carregamento elétrico, ou:

• Carregá-lo em casa: se for possível, podes usar uma wallbox ou um carregador residencial para carregar o teu carro durante a noite (aproveitas as tarifas mais baixas de energia);
• Aproveitar a energia solar: se tiveres painéis solares instalados em casa, podes utilizar a energia gerada para carregar o teu automóvel.

Usa a tecnologia

Se queres poupar combustível com um híbrido, por que não utilizar a tecnologia inerente? Experimenta:

• Usar os modos de condução: dependendo do modelo do carro, podes explorar os diferentes modos de condução disponíveis, como o modo económico, que otimiza o consumo de combustível do teu carro;
• Utilizar o sistema de navegação: planeia rotas mais eficientes e evita congestionamentos que vão afetar negativamente o desempenho do teu carro.

Cuida da bateria

Se tens um híbrido convencional, fica a saber que uma bateria saudável garante um funcionamento mais eficiente do sistema. Nunca a deixes descarregar completamente. Se possível, estaciona o teu carro num espaço abrigado para que as temperaturas não afetem o desempenho da bateria.

Estas ações vão contribuir para a autonomia e para a poupança de combustível do teu híbrido.

Híbridos com mais autonomia

Ao colocares em prática as dicas que fomos partilhando contigo para poupar combustível, vais poder maximizar a eficiência do teu carro, contribuir para um futuro mais sustentável e gastar menos combustível quando conduzes.

Segundo um artigo divulgado no portal ScienceDirect, o consumo de combustível dos carros híbridos é mais eficiente relativamente aos carros a combustão simples, principalmente a baixas velocidades e em ambientes urbanos. Aliás, os carros híbridos em estudo foram 28% mais eficientes do que os veículos a gasolina convencionais. Isso significa que, apenas por teres decidido optar por um híbrido, já estás a poupar combustível.

Consumos reduzidos? É possível com a eletromobilidade

Para poupar combustível com um híbrido, podes utilizar o Cartão PRIO Electric para o carregamento de modelos plug-in em postos públicos elétricos. Zero emissões de carbono e nenhuma preocupação. E por que motivos? Não tens custos de adesão, tens acesso à rede Mobi.E e a energia de fontes 100% renováveis.

Se tens um híbrido convencional, apostar em combustíveis alternativos permite que percorras mais quilómetros, de forma mais eficiente, e ainda contribuis para a redução de emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Encontra o posto PRIO mais próximo de ti e continua a poupar a tua carteira e o meio ambiente.


Lê também:

     • Comprar carro elétrico: o que revelam as tendências do mercado?
     • Procuras uma app para carregar carros elétricos? Conhece a nossa
     • 5 mitos sobre as baterias de carros elétricos