Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Rendeste-te à mobilidade sustentável e compraste um automóvel elétrico, porque é mais ecológico, económico e pouco exigente em termos de manutenção? Tudo isto é verdade, mas tem especial atenção a um componente-chave: os pneus para os carros elétricos. Se queres tirar dos mesmos o maior partido possível, de forma a não prejudicares a performance do teu veículo, deves escolhê-los com sabedoria.

Num modelo elétrico ou híbrido, os pneus suportam um peso maior. Não te esqueças que estes automóveis são mais pesados, devido às baterias, e esta carga acaba por assentar sobre as rodas.

A aceleração mais rápida, um dos pontos fortes do segmento elétrico, também acaba por colocar maior pressão sobre os pneus. Tudo isto intensifica o seu desgaste rápido, exigindo uma maior necessidade de escolher modelos específicos, se quiseres otimizar o desempenho e a eficiência do teu carro.

Ora, exposto isto, a questão maior que se levanta é a seguinte: que características deves considerar para escolher os pneus certos? Explicamos-te tudo a seguir.

Pneus para carros elétricos: quais as características?

A maioria dos fabricantes já inclui uma gama diversificada de pneus para carros elétricos na sua oferta, o que é especialmente útil no momento da escolha. O primeiro ponto é garantir que escolhes modelos compatíveis com o teu carro.

Não basta investires em pneus preparados para suportarem cargas mais elevadas (em média, os carros do segmento elétrico pesam mais 300 quilos). Estes têm mesmo de ser desenhados para este tipo de veículos, por duas razões:

• para terem uma maior durabilidade;
• para oferecerem um melhor desempenho durante a travagem — logo, uma maior segurança.

Escolhe pneus aderentes

É importante que te lembres que, quanto mais pesado for o carro, maior é a distância de travagem. Se a isto juntares o binário do motor elétrico, que garante a aceleração imediata, percebes como é elevado o desgaste dos pneus e como a aderência à estrada é um fator crítico. Por isso, os pneus ideais devem ser suficientemente aderentes para a encurtar. Isto só é possível se tiverem borracha de qualidade e aditivos próprios para o efeito na sua composição.

Opta por pneus para carros elétricos resistentes

A resistência ao rolamento também é outro ponto importante e que merece a tua consideração. De certeza que pretendes rentabilizar a autonomia da bateria, não é verdade? Portanto, lembra-te que deves selecionar pneus para carros elétricos com uma baixa resistência ao rolamento, porque estes vão ajudar-te a rentabilizar a eficiência energética do teu veículo.

Prefere pneus silenciosos

A cereja no topo do bolo da experiência que é conduzir um automóvel elétrico é a ausência de ruído. De certeza que não queres prejudicar essa sensação de conforto com um pneu ruidoso, certo? Por isso, tem atenção a este fator e, na hora de escolher, procura pneus de baixo ruído.

Qual o preço dos pneus para carros elétricos?

À primeira vista, o preço desta tipologia de pneus pode ser um ponto menos positivo, já que são mais caros do que os modelos convencionais. Contudo, não deves incluir isto nas despesas imediatas que vais ter.

Na equação, deves considerar também a maior autonomia e duração das próprias baterias do teu carro. No final, vais perceber que o investimento em pneus específicos para carros elétricos te trará um retorno a médio prazo.

Dicas para manutenção dos pneus elétricos

A manutenção preventiva é fundamental para quem pretende potenciar o desempenho dos pneus, durante mais tempo. Se quiseres saber mais sobre este assunto, a ACAP — Associação Automóvel de Portugal, disponibiliza informação valiosa sobre este assunto.

As medidas preventivas que, aqui, partilhamos contigo são válidas tanto para os condutores de automóveis alimentados a eletricidade, como para os motores a combustão. No fundo, bastam alguns pequenos cuidados diários, para que tudo corra sobre rodas. Deves:

• verificar regularmente a pressão dos pneus e garantir que esta está em conformidade com as recomendações do fabricante automóvel;
• confirmar o alinhamento das rodas, para evitares o desgaste. O ideal é que o faças duas vezes por ano, ou sempre que dês algum “toque” mais brusco com as rodas num obstáculo, que coloque a saúde dos pneus em risco. Se necessário, recorre a um especialista para te apoiar nesta tarefa;
• evitar circular com o carro demasiado pesado. Já sabes que carga extra significa peso desnecessário sobre os pneus, o que não é bom para a rentabilidade destes componentes;
• adotar uma condução mais suave, sem travagens bruscas que afetem negativamente o estado dos pneus.

Como vês, cuidar dos pneus não te exige idas regulares à oficina e há pequenas coisas que podes fazer, quando fores abastecer ou carregar o teu carro.

Se passares por um dos postos de abastecimento PRIO, podes aproveitar para verificar o estado dos pneus. A par disso, caso tenhas circulado por estradas com muito sujas, podes aproveitar para lavar o carro. No final, garantimos-te que o teu veículo vai estar a brilhar, do tejadilho às jantes.


Lê também:

     • Aquaplanagem: o que deves fazer para evitares acidentes
     • Procuras uma app para carregar carros elétricos? Conhece a nossa
      Inspeção de carros elétricos: sabes o que é avaliado?