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Descarbonização e transporte pesado são palavras difíceis de combinar numa mesma frase. Ao menos de forma positiva. Afinal, o mais fácil será juntá-las para apontar cenários pouco desejados na atualidade.


É fácil perceber a nuvem negra que paira sobre o segmento dos pesados, que é responsável por 9% das emissões globais de CO2. Por um lado, é um setor fundamental para a economia e o principal modo de circulação de mercadorias, pessoas e bens à escala global.


Por outro, como aponta um relatório da Deloitte sobre o setor de transporte rodoviário de mercadorias, é difícil de descarbonizar devido à sua elevada dependência energética, ao tempo de vida longo dos ativos e à complexidade da eletrificação.


Como ainda há muito a fazer, damos-te a conhecer algumas estratégias de eficiência energética (e até de poupança de combustível). O objetivo é que todos contribuam, adotando mudanças simples no dia a dia. O destino? Alcançar as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris.


Conselho europeu aperta regras para emissões de CO2 pelos transportes pesados


Em 2024, o Conselho europeu adotou novas regras para a emissão de CO2 dos veículos pesados, que reforçam as regras já em vigor da União Europeia.


Estas novas normas europeias para transportes mantêm a meta definida para 2025: 15% de redução das emissões para os camiões pesados com peso superior a 16 toneladas.


Para os camiões médios, pesados com peso acima das 7,5 toneladas e autocarros de turismo, interurbanos e outros veículos de serviço correspondente, a partir de 2035 tudo muda. A meta é alcançar a redução de 45 % das emissões a partir de 2030, a redução de 65% em 2035 e, finalmente, reduzir em 90 % as emissões a partir de 2040.


Mas há mais: o objetivo é ter 100% de autocarros urbanos novos com nível nulo de emissões até 2035, devendo chegar aos 90% até 2030.


Transporte de pesados em Portugal


No contexto europeu, Portugal vai fazendo a sua parte. É aqui que entra na equação o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), que tem, entre outros objetivos, estes como principais:


• descarbonizar a economia nacional e dar prioridade à eficiência energética;

• reforçar a aposta nas energias renováveis e reduzir a dependência energética;

• garantir a segurança de abastecimento;

• promover a mobilidade sustentável.


Segundo o Portal do Estado do Ambiente, em 2022, o gasóleo dominava o parque de veículos pesados: 94% dos veículos pesados de passageiros usavam gasóleo, um número que alavancava para 98,9% nos veículos pesados de mercadorias.


Foram dados passos importantes, tanto em Portugal como no resto da Europa, em especial nos transportes rodoviários de passageiros. Pela primeira vez, em 2023, os autocarros urbanos de zero emissões foram os mais vendidos na Europa - e já compõem uma fatia que ronda os 30%.


Em Portugal, há mais números animadores, como revela a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). De acordo com a instituição, 40% do total de veículos pesados de passageiros vendidos em 2023 eram elétricos ou a hidrogénio.


E se andas de transportes públicos em cidades como Lisboa, Porto, Braga, Cascais ou Évora (que já descarbonizou toda a sua frota), certamente já experimentaste esta nova forma de mobilidade. De acordo com um relatório da ADENE – Agência para a Energia, Porto e Braga conseguiram uma redução nas emissões de CO2 superior a 2.000 toneladas.


Além disso, o próprio Governo português canalizou 410 milhões de euros para incentivo ao transporte público, tendo em vista a sua sustentabilidade.


PRIO contribui para a descarbonização


A verdade é que todos os operadores deste setor estão comprometidos com a transição para uma mobilidade mais sustentável. É o caso das empresas que vendem energia, que incorporaram na sua oferta combustíveis mais sustentáveis e disponibilizam produtos e serviços para os veículos elétricos ou híbridos.


Exemplo disso é a PRIO, a principal produtora nacional de biocombustíveis, que comercializa nos seus postos combustíveis aditivados de elevada qualidade e excelente desempenho. É o caso do TOP Diesel e do TOP 95, mas também do ECO Diesel, um combustível inovador e ecológico já presente em muitos postos da marca.


Se a mobilidade elétrica faz parte da tua missão, a PRIO tem postos de carregamento elétrico nas suas estações de serviço.


Procura de energias verdes


Com metas mais exigentes, mas com maior dificuldade em apostar na eletrificação, os fabricantes de veículos pesados procuram outras opções.


O hidrogénio líquido é visto como uma solução com potencial, já que tem maior autonomia por reabastecimento. Isto porque tem maior densidade de armazenamento, face à célula de combustível tradicional. Apesar dos avanços de alguns fabricantes, esta solução não é consensual em todo o setor.


Já os biocombustíveis renováveis, de segunda e terceira geração, se posicionam como uma das alternativas verdes mais viáveis.


4 dicas para poupar no transporte pesado


Este envolvimento de todas as partes com a mobilidade sustentável, torna mais simples as escolhas dos condutores de veículos pesados quando procuram soluções mais ecológicas e eficientes.


Queres conhecer algumas dicas para isso? Nota que algumas também se aplicam aos veículos ligeiros.


1. Adota uma condução defensiva


Ou seja, uma condução mais suave e constante, sem acelerações nem travagens bruscas. O cruise control pode ajudar-te nesta tarefa e reduzir o consumo de combustível.


2. Tem a manutenção em dia


Lembra-te das orquestras, em que todos os instrumentos têm de estar afinados e é o conjunto a gerar o bom resultado. Assim é o teu carro. Aposta na manutenção preventiva para garantir um desempenho eficiente e evitar desgastes que aumentem o consumo de combustível.


3. Usa ferramentas como o GPS


Tanto os sistemas de GPS como os softwares de gestão de frotas são úteis para otimizar as rotas. As vantagens são várias:


• menor consumo de combustível;

• menor desgaste dos carros;

• maior cobertura do espaço com menos quilómetros e menos tempo ao volante;

• evitar a sobreposição de rotas, entre outras.


Além disso, ferramentas assim permitem ainda monitorizar o desempenho dos veículos em tempo real.


4. Sê eficiente também no abastecimento


Na hora de abastecer, podes fazer várias escolhas que te ajudam a poupar. Explora as opções dos fornecedores, como os cartões frota que te garantem descontos e poupanças adicionais, como são verdadeiras ferramentas de gestão.


A PRIO tem dois tipos de cartões frota: o cartão PRIO (para veículos com motor de combustão) e o cartão PRIO Electric, para os veículos elétricos. Estes cartões não têm qualquer custo de adesão ou manutenção, e permitem-te fazer a gestão online da frota, com todo o conforto, eficiência e segurança. Ou seja, as suas vantagens vão muito além dos descontos.


Aposta em combustíveis eficientes. Se estiveres num posto PRIO, opta pelos biocombustíveis ECO Diesel, TOP Diesel ou TOP 95. Já sabes que estás a contribuir para a redução das emissões de carbono e para a descarbonização do setor. Também contribuis para uma poupança considerável na tua carteira no final de cada mês. Não é à toa que todos os países se estão a virar para os biocombustíveis na procura por soluções mais sustentáveis e renováveis.


Agora que já sabes mais sobre a descarbonização dos transportes pesados, estás pronto para tornar este setor mais sustentável? É certo que o caminho é longo, bem sabemos. A boa notícia é que já percebemos como é urgente começar por algum lado.


Junta-te a nós e segue estas dicas para fazeres a tua parte num dos setores com maior nível de emissão de CO2.
Contamos contigo.



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